Adotar e não comprar?

Adotar e não comprar? Por quê?
Eis aqui vários motivos!

- Porque existem muitos cães precisando de um lar, muitos puros, mestiços ou parecidinhos com os de raça que todo mundo se apaixona. A quantidade de cães que estão à espera de um lar é MUITO superior a lares disponíveis a adotá-los (seja por falta de informação da alternativa da adoção, por preconceito ou qualquer outro motivo). Adotando, você dá um lar a um cão e fará TODA a diferença na vida dele, além de participar da solução desse problema social.


- Porque na maioria das vezes a compra NÃO é garantia de ter um cão de qualidade - eles podem vir com problemas genéticos, principalmente se o criador não tá nem aí para a reprodução responsável. Tem criador que acha que "a natureza é sábia" e que basta colocar 2 cães para cruzar que... voalà!, pode começar a vendê-los - a Camilli explica aqui nesse post que ser criador é MUITO mais complexo do que isso (vale a pena ler os links que ela relaciona).


- Porque aquele filhotinho lindinho-fofo-na-vitrine-da-pet pode esconder por trás uma cruel fábrica de filhotes e a tua compra contribui com essa crueldade (como no caso do Grafite aqui no blog, foto à esquerda ou da denúncia de gatos persas em SC dia 11/fev/2010)."Cada vez que alguém cede ao apelo do “bicho fofinho” sem o devido estudo, contribui para alimentar as chamadas “fábricas de filhotes”. É assim que começa esse pequeno mas consciente artigo da Arca Brasil (clique aqui para ler mais).

[Atualizado em outubro/2010] Aqui no blog Pequeno Grande Cão, uma matéria sobre como funciona a indústria de filhotes (traduzido do progrma da Oprah). Você gosta de yorkshires? Então se imagine na pele de um desses 90 que foram resgatados :(


- Porque ao se preocupar tanto em ter um "cão de raça pura" tu podes acabar comprando gato por lebre, achando que está levando para casa um cão com mais pureza do que os próprios mesticinhos aqui do blog (aliás, se pureza é sinal de qualidade, então Hitler estaria certo??). Todo mundo tem aquele parente ou vizinho que comprou aquele suposto "poodle micro" que depois de meses virou um poodlezão.


- Porque (infelizmente) existe disponível para adoção uma vaaasta quantidade de cães de tudo o que é característica, porte, pêlo, tamanho, temperamento, raça..., isso significa que tu consegues aquele tão sonhado cão, adotando. Tem tantos, que dá para escolher com qualquer nível de critério, aqui no blog ou nesses outros sites de adoção. É uma vida canina salva e uma família humana satisfeita! (e se tu tens dúvida se adotar um cão jovem ou adulto é uma boa, dá uma lida nesse texto aqui).


Preocupado porque vários dos cães para adoção já não são mais filhotes? Pense nas vantagens de se adotar um jovem ou adulto, clique aqui!


Não queremos recriminar a tua possível escolha de querer ter um cão de raça pura nem questionar a importância desse fator sob os teus princípios de vida. Mas, se isso for realmente um quesito para levares para casa um cãompanheiro para toda a vida, POR FAVOR, adquira de um criador decente que respeite a vida de um animal e que não explora e manipula os cães apenas para benefício próprio. Se fores comprar, tenha certeza absoluta de que estarás contribuindo para o mercado de pessoas que criam cães para o melhoramento das raças e não o melhoramento de seu saldo bancário. Leia com atenção esse útil artigo do Mãe de Cachorro e faça sua escolha de forma consciente e socialmente responsável. Não se omita da responsabilidade que também tens ao adquirir os "produtos" desta indústria.


Só aqui no blog, temos mais de 1.000 anúncios de adoção (em fev/2010). Contando apenas em algumas ONGs aqui dessa lista, facilmente esse número ultrapassa os 10 mil cães abandonados na região de Porto Alegre. Sem contar os que estão na rua e nem estão contabilizados ali. Adota e ajuda a diminuir este número!

Bom, estás pronto então para ter mais um membro na família? Sabes como se planejar para isso e o que te espera pela frente? Leia algumas recomendações sobre o quê refletir antes de adotar.

Não acreditas? Achas que é boato de internet? Bom, eu não arriscaria ou "pagaria prá ver".
Aqui tem mais alguns cartazes (clique para ampliar):













Leia também:

40 comentários:

luzes,drama,açao disse...

hum, entendi vou ADOTAR!! de qualquer jeito quero ter um melhor amigo!

Fabiana Silva disse...

Por favor, divulgue esta causa: Pró Proibição da Venda de Animais em Território Brasileiro

http://www.causes.com/causes/617087-pr-proibi-o-da-venda-de-animais-em-territ-rio-brasileiro?recruiter_id=78349412

Obrigada!

Gabi Mattos disse...

muito legal isso que falaram no blog , eu por exemplo concordo !
Acho que não há necessidade de comprar um animalzinho , vc só estará contribuindo para o comercio , e já na adoção é bem diferente , eu aposto que encontrará um bichinho muito parecido com a raça que vc queria , e ainda de graça. :)

Saskya Canizo disse...

Olá! Faço parte da ONG ComPaixão Animal, de Manaus, e preciso fazer uma "matéria" sobre pq adotar, e não comprar. Vi as fotos do Grafite e queria saber se posso usar as imgs dele c/ creditos para vocês, lógico. Queria mostrar um caso brasileiro sobre fábricas de filhotes. Por favor, se puderem responder assim que possível, agradeço, pois o prazo é curto para a "matéria". Ainda, se puderem me responder por email, agradeço ainda mais! saskya.canizo@gmail.com

cris disse...

gostaria de adotar um pincher por que moro em apto e minha filha quer muito um cachorrinho meu nome é cristia moro em sbc mu email é agathacristina@hotmail.com.br

Anônimo disse...

Olá, estou aqui pedindo para voces trocarem essa lema de Não comprar, pois existem muitas pessoas como eu, que vivem apenas da venda de cachorros, o pão de cada dia é a venda dos cachorros, e voces estão incentivando as pessoas a não comprarem esses cachorros, dai como fica as familias que se sustentam disso ? pensem mais, voces estão pensando muito nos cachorros e deixando os seres humanos de lado !

dsdsdss disse...

Oi Anônimo,

Nós encorajamos o ato de adotar pelos vários motivos citados aqui mesmo nesse post.

Pessoalmente, não sou extremista e acrredito que existem criadores (e não vendedores) de cães sérios, e que vêem a paixão pelos cães acima do que qualquer lucro - e, pelos vários artigos que li de próprios criadores sérios, muitas vezes o custo para fazer uma criação responsável é tão alto que no fim o lucro acaba sendo bem baixo e não o mote principal da criação de cães de determinadas raças.

Mas infelizmente o conhecimento sobre más vendas visando apenas o lucro e desrespeitando os próprios cães é o que mais vemos, e é contra isso que o blog se propõe. Além disso, independentemente da "boa venda", com tantos cães lindos querendo um lar, o blog sugere que a pessoa dê lugar para algum cão que está louco por um lar.

Devido a tudo issoe mais um pouco, Anônimo, é que manteremos a esta idéoa do blog, que permanece desde sua criação em 2008.

douglas disse...

oi sou douglas gostaria muito de dar um labrador chocolate para meu pai pois ele tinha um e acabou falecendo e esta sentindo muita falta dele ,se alguem poder me ajudar a preencher o vazio q mew pai ficou ficaria muito grato ...meu email e douglas_angelica@ymail.com

dsdsdss disse...

Oi Douglas, aqui no blog já tivemos labrador chocolate para adoção, mas já foram doados. Então, sugiro que fiques de olho seguindo os futuros anúncios ou então dá uma olhada nos que temos hoje no blog e que não são exatamente labradores chocolates mas que pode ser que teu pai goste também.

Abraço!

Vanessa disse...

gostaria de adotar um cão de porte pequeno para minha fila de 4anos pois adoro caes e nao compraria sabendo que tem tantos abandonaos.meu email:fonseca.vanessakeisy.vanessa@gmail.com e cel:5185255152.se tiverem algum gostaria e ser avisada,ele precisa ser pequeno para dentro de casa

Anônimo disse...

Meu nome é Sonia Maria Trabachini Belon, moro na cidade de Itu/SP
Quero adotar uma femea pincher de porte pequeno, pois vou castra-la, tenho um pintcher macho, j á castrado, quero essa femea para fazer companhia a ele, quero que saiba que animal é parte da minha familia.
Amo muito animais, não quero comprar, pq assim não dou incentivo para esses criadouros, já que eu gostaria que tivesse uma lei que acabasse com o comercio de animal.Equem tivesse fazendo isso fosse punido severamente.
meu email é somartb@bol.com.br

Unknown disse...

NILVANA E-MAIL NILSOARES72@GMAIL.COM
GOSTARIA DE UM CAOZINHO D PEQUENO PORTE,TIPO YORKSHAIRE GOSTARIA MUITO,É MEU SONHO SOU APAIXONADA POR BICHOS.AGRADEÇO DE CORAÇAO!!!

Anônimo disse...

Eu sempre sonhei em comprar uma cachorrinha,adoro todos os bichos,mas meu sonho e de shit.uz, e espero q atravez desse blog eu possa realizar.me chamo maria..e meu numero é 084-98306756 e espero anciosa e orando p dar certo porq adotar é um gesto de amor....AGRADEÇo.

Anônimo disse...

Oi meu nome é arodo,e meu sonho é de da p minha esposa uma filhote de shit.uz,ru nao tou dscriminando nemhua raça apenas quero realizar um sonho da minha mulher porqdesd q conheci ja faz 6anos.e vejo o amor q ela tem pelos animais,ela tnha uma gatinha sianeza e eu via o quanto ela amava,mas um dia ela fivou muito doent e e morreu,dai pensei em adotar p ver ela feliz.eu queria contar com ajuda d vcs,me ajude a fazer minha mulher feliz.sei q o que nao vai faltar é amor,cuidados e muito carinho.espero snsioso e feliz em contar com vcs.agradeço.

Unknown disse...

Quero expressar aqui a minha decepção!Toda vez que gosto de algun bichinho,ele já foi adotado!Me mandam e-mail e quando fico felíz por ter achado meu bichinho,recebo a resposta que ele já está adotado!To bem chateada.

Unknown disse...

Quero expressar aqui a minha decepção!Me andam e-mail sobre o bichinho e quando fico felíz por poder adotar,fico sabendo que já foi adotado!To muito chateada!

Anônimo disse...

oi gostaria muito de adotar um cachorrinho da raça yorkshire sempre sonhei em ter um desse eu procurei muito mas infelismente n achei nenhum no seu blog e os q eu achei eram para vender mas mesmo assim vou continuar procurando tenho sertesa de que uma hora vou achar muito obrigado a voces por apoiar a adoção em vez das vendas de animais acho isso muito legal da parte de voces b.jssss pra todos q colaboram na adoção fiquem com deus.

andresa disse...

fui eu q escreve o comentario de cima

Lovestory disse...

vinicius
por que eu nao posso comprar um cao de um criador renomado por exemplo um mestiço de rottweiler como vou saber qual vai ser seu comportamento

Anônimo disse...

washington julio 0313194518922 gente sou de belo horizonte estou querendo um cachorrinho da raça shin tzu de preferencia femia ou um sharpei femia tbm se tiver alguem doando me avisa grato.

www.#mudabrasil@.blogspot.com.br disse...

Fernando Pereira de Souza
pieleski2@gmail.com
Olá pessoal.
Sou de Porto Alegre/RS e gostaria de receber uma doação de uma raça
descrita abaixo:
PUG
BEAGLE
BULLDOG
BULLTERRIÊ

Roberta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta disse...

Sou Roberta - robertaltoe@gmail.com
Espirito Santo...
Gosto de animais e estou a procura de filhote fêmea de uma das raças abaixo:
Beagle
Labrador
Bulldog
Pug

Adalberto disse...

estou a muito tempo a procura de um cahorro(a)da raça Shih Tzu...mas é muti dificil de conseguir alguém que doe um cachorrinho dessa raça...não tenho condições financeira para comprar um...então estou em busca de uma doação.meu nome é Simone...se alguém tiver alguma daoçao para mim entrar em contato no email do meu marido Adalbeto...Adalberto.santo@gmail .com

Unknown disse...

Boa noite tenho um labrador de 9 meses super docel preciso de um lar pra ele por favor me ajudem... 11998192519

Anônimo disse...

oi gostaria de adotar um boder colie femea porte grande peluda marrom e peito branco . pastor belga capa preta . adulto . para levar para cidade monte verde de minas gerais . em janeiro de 2.016 . 065 93271828 . ou o65 81133963 ou namorada sueli Bernardes louveiras sp . 199982438262 . obrigado queremos adotar .edilsonmaua@outlook.com

Alex Pires disse...

Boa noite!

Minha mãe tem um cachorro de raça não definida (deve ser pinscher com vira lata)...e ele já tem uns 14 anos. Precisamos de alguém que cuide dele, pois minha mãe estara´de mudança de endereço (para um apartamento em POA) e não têm como leva-lo.

Minha mãe tem amor pelo bichinho, mas ele foi criado no pátio, e gostaria de deixar ele com uma pessoa que cuide dele. Inclusive ela dará ração enquanto o bichinho viver.


Grato,


Alex
Email: alex.nsh3@gmail.com

Geise disse...

Estou a procura de um cachorrinho para minha filha ela tem 5 aninhos e quer um mas nao tenho comdicoes de pagar 1000 em um ela quer um shit zu se alguém tiver e quiser doar meu nome e Geise o meu Telefone e 19994968204

Unknown disse...

OLÁ,GOSTARIA DE SABER COMO POSSO FAZER PARA ANUNCIAR UMA CADELINHA (FILHOTE LINDA) PARA ADOÇÃO NO SITE???

Teresa disse...

Gostaria de adotar um shit zu ou poodle que sejam recém nascidos de preferência.
Perdi minha poodle e sofro muito com sua falta.

teresaamartim@gmail.com

Bolsa de Filhotes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bolsa de Filhotes disse...

Esse site é muito legal, tem muito cachorros para adoção. Mas eu estava navegando na internet e encontrei um site também muito bom que tem
Filhotes para adoção. Gente tem muitas opções de caes que foram largado sem cuidado nenhum, simplesmente jogados! A iniciativa do site é muito boa segue a sugestão Bolsa de Filhotes .Quem quise ajudar ajuda!

Emilly França Santos disse...

Quero saber como adotar um cachorro macho filhote

Unknown disse...

Volta e meia tem no LX doando essa raça Boa sorte

Unknown disse...

Gostaria muito de adotar uma podol pequena femia.

Unknown disse...

Eu quero saber como faço pra doar um cachorro pois preciso de uma companhia

Anônimo disse...

Cconcordo com vc...existem vendedores de fundo de quintal e existem CRIADORES registrados fiscalizados e autorizados q é um canil reconhecido. Mas infelizmente as pessoas não sabem distinguir. Canil de respeito com animais tb acompanham as pessoas q compram seus filhotes. Não são todas as pessoas de mal indole. Mtos tem amor e cuidado com seus doguinhos.

Unknown disse...

Eu gostaria de adotar um cão Pincher porte pequeno já tenho uma yorkshire e queria um amiguinho pra ela não ficar sozinha por favor vou amar e cuidar muito 💖

Thaynnakpoppet's disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thaynnakpoppet's disse...

Eu queria um cãozinho da raça lulu pode ser mestiço tambem as adoção funcionam aqui...quando eu adotar onde eu pego?

Um recadinho: o Adote não doa os peludos e não participa de qualquer parte do processo de adoção, limitando-se apenas a anunciar cãezinhos de protetores que nos contatam, belezinha?
Saiba qual o tamanho de cada porte do cão (pequeno, médio e grande) clicando aqui!

Ops! Ainda não achou seu AUmigo? Veja aqui dezenas de sites de adoção do Brasil!

Esclarecimento

Este blog NÃO quer influenciar pessoas a selecionar e adotar determinadas raças e discriminar outras ou SRDs (sem raça definida). Ele é direcionado para aquelas pessoas que, por um motivo ou outro, já decidiram que querem um cão de raça, e então, a optarem pela ADOÇÃO de um puro ou mestiço e não pela compra.

Saiba mais em "Sobre a gente".