sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Por que um blog de cães de raça para adoção?

Existem pessoas que simplesmente amam cães de qualquer característica e os adotam sem preconceito ou seleção. Existem outras que tendem a gostar mais de uma determinada raça, ou até optam por ela devido às condições de sua casa/família ou então por já conhecerem e simpatizarem pelo seu temperamento.

Este blog existe para esse segundo tipo de pessoa: tem o intuito de divulgar cães que se assemelham ou que são legitimamente de "raças", para estimular a adoção ao contrário da compra. O raciocínio é simples:
  • queres comprar um cão de raça? Então antes veja quantos puros, mestiços ou parecidinhos com esta raça estão também esperando para serem aceitos novamente em uma família, aqui neste blog.
Sinceramente eu acredito que dentre as diversas formas de ajudar os cães abandonados (e eu faço várias outras ações que estão sob o meu alcance), esta é uma delas, pois:
  • Estimula o ato de adoção e evita a contribuição com o comércio de animais (que infelizmente, em sua maioria, é um nojo);
  • Auxilia na divulgação das ONGs tanto para as interessadas quanto aos amigos dessas pessoas que ficam sabendo de como que o bichano foi "concebido";
  • Dá um lar a bichanos que, mesmo sendo de raça, possivelmente passariam o resto de suas vidas sem um lar merecido;
  • Estimula a adoção de cães SRDs, pois não tem quem não se sensibilize com as histórias que elas conhecerão ao acessar os sites das ONGs;
  • Divulga o ato de adoção em geral e a existência de tantas ONGs da região de Porto Alegre a pessoas que desconhecem este cenário - e acreditem, são MUITAS.
Como funciona? Este blog não participa do processo de adoção em si. Ele serve apenas como um canal de comunicação mostrando cães que já foram cadastrados nos sites das ONGs ou então recebidos pelas protetoras por e-mail. O blog apenas auxilia na divulgação dos cães a partir dos dados enviados pelas protetoras, cuja responsabilidade sobre a veracidade e a atualidade dos anúncios são delas próprias.

Para achar o seu cão, primeiro procure no blog cães que já foram publicados e entre em contato com o protetor responsável (as formas de contato sempre estarão no final do anúncio). Caso ainda não esteja satisfeito, mande um e-mail para obsecao@gmail.com com o pedido de cão a ser encontrado que, num período viável, ajudo a encontrá-lo.

 Se tiveres qualquer comentário, dúvida, sugestão, crítica ou elogios :) a esta iniciativa, esteja à vontade, contatando-me por e-mail: obsecao@gmail.com. Para saber como tudo isso começou, veja aqui a história que serviu de inspiração.


------- ***Atualização em 19/jan/2010: a notícia da Veja deste mês tem uma matéria que retrata a realidade do abandono principalmente de raças que viraram moda... Clique na imagem para ampliá-la Quantos será que, depois de ver "Marley e Eu" e descobrir que sapatos mastigados são divertidos apenas no filme, abandonaram seus bichos? Enfim, leiam a matéria clicando aqui - vi graças à querida Ana Corina, do Mãe de Cachorro, que sempre traz assuntos ótimos prá gente. Não abandone. E adote os cães que cruelmente passaram por desgraça.
Postar um comentário
Um recadinho: o Adote não doa os peludos e não participa de qualquer parte do processo de adoção, limitando-se apenas a anunciar cãezinhos de protetores que nos contatam, belezinha?
Saiba qual o tamanho de cada porte do cão (pequeno, médio e grande) clicando aqui!

Ops! Ainda não achou seu AUmigo? Veja aqui dezenas de sites de adoção do Brasil!

Esclarecimento

Este blog NÃO quer influenciar pessoas a selecionar e adotar determinadas raças e discriminar outras ou SRDs (sem raça definida). Ele é direcionado para aquelas pessoas que, por um motivo ou outro, já decidiram que querem um cão de raça, e então, a optarem pela ADOÇÃO de um puro ou mestiço e não pela compra.

Saiba mais em "Sobre a gente".