Como acontece a adoção?

Não há um processo padrão para todas as protetoras ou ONGs, mas o que pudemos notar durante esses 4 anos de blog é que a adoção de cães (ou gatos) passa mais ou menos pelas seguintes etapas:

1. Quero adotar!

O pretendente a adotante fala com a protetora do cão, geralmente por e-mail. Boa parte da comunicação entre pretendente a adotante e protetoras são via remoto (e-mail, redes sociais, etc) e não por telefone.

2. Quero saber mais sobre você

"A protetora quer saber mais sobre mim, que quero adotar o cão? Como assim??"
É aqui a primeira diferença entre adotar e comprar. Quem está com o cão vai querer saber mais sobre você com o intuito de saber se esse cão vai se dar bem na sua família.
Às vezes, as protetoras utilizam inclusive um questionário, com perguntas que à primeira vista podem parecer intrigantes. Abaixo, um exemplo:
Prezado Adotante, abaixo seguem algumas perguntas que julgamos básicas para concretizar a adoção de um animal.
Esperamos que não se sintam invadidos ou constrangidos, nosso objetivo não é esse. Somente queremos que o peludo tenha uma vida boa e repleta de felicidade. Procuramos famílias que tenham interesse em fazê-lo esquecer o passado que na maioria das vezes é muito doloroso e trágico, já que estamos lidando com animais abandonados e de rua. Muitos deles possuem traumas do passado que somente muito amor e carinho farão esquecer. Por isso, todos devem estar bem decididos sobre a adoção do animal para não causar mais transtorno e danos ao bichinho, que como nós, são seres vivos e merecem todo nosso respeito. Se você e sua família estão prontos para esse compromisso, PARABÉNS PELA BELÍSSIMA ATITUDE, existem muitos animais abandonados nas filas esperando adoção e muitos morrem sem ao menos saber o que é ter um lar. Adotar é tudo de bom!!! 
Critério básico para adoção de um cão ou gato: Em caso do adotante morar em casa, o pátio deve ser totalmente fechado (murado, gradeado), para o peludo que está em adaptação não corra o risco de se perder. Não doamos cães para ficarem presos em correntes, estes peludos já sofreram abandono e primamos pela liberdade e cuidados básicos. Peço fotinhos da frente da casa, principalmente a parte da frente, pois não consigo visitar todos os possíveis adotantes e pela foto já vejo se o pátio é fechado, isso agiliza bastante o processo, pois temos que ter a certeza que o cercamento do terreno é alto o suficiente para o cão não corra o risco de fugir ou se perder na adaptação. 
Todas as informações aqui contidas não serão expostas!! Nome completo e facebook se tiver: E-mail: Endereço: Casa OU apartamento? Bairro Cidade/Estado Cia telefônica do fone fixo Telefone celular (com DDD) Sua idade (se você for menor de 21 anos, por favor peça para o seu responsável preencher este formulário) Sua profissão Fica alguem em casa durante o dia? Quanto tempo o peludo ficará sozinho? Qual o nome do cão ou gato que mais lhe interessou para adoção? (coloque em ordem de preferência caso tenha interesse em conhecer mais de 1) Importa-se que seja castrado caso já seja um cão-gato adulto? Conviverá com outros animais? Onde e como o cão/gato será mantido? Conviverá com crianças de que idade? Numero de moradores de sua residência Nº de adultos Moradia: alugada ou própria? Morando numa casa ou apartamento térreo, como é seu pátio? Totalmente cercado/murado ou telado? Não existe a mí­nima possibilidade do animal fugir? Você já tem animais de estimação? Qual é o porte deles? São castrados? Se não tem, você já teve animais alguma vez? Quais? Caso tenha algum animal, qual é a alimentação oferecida? Caso você tenha um cão, como e onde ele é mantido? Quem será o principal responsável pelo cuidado com o peludo? O processo de adaptação de um cão/gato pode demorar até 30 dias. Qual sua atitude quanto a isso? Tens conhecimento da Posse Responsável? Você concorda em não permitir, de maneira alguma, que seu animal tenha acesso à rua desacompanhado? Todos os moradores de sua residência estão de acordo com sua decisão e adotar? Se por qualquer motivo não for possí­vel a adoção peludo que você escolheu, ou se tivermos algum outro com as caracterí­sticas que você procura, você autoriza mandarmos fotinhos com outros cães nas caracteristicas que você procura? Escreva neste espaço tudo o que julgar necessário, inclusive qualquer dúvida que você tenha sobre a adoção.
Esse é um exemplo de questionátrio que a protetora Cíntia Rockenback costuma usar.

3. Termo de adoção - o que é isso?

Adoção é coisa séria e para formalizar o compromisso que você tem com o bichinho adotado, você assina um Termo de Adoção indicando que és o responsável pela vida dele.

(post ainda em construção. Constribua com sugestões escrevendo prá mim: obsecao at gmail dot com)

2 comentários:

Unknown disse...

Moro em Campinas, sempre tive cacchorros, a ultima faleceu,tenho um netinho de tres anos que está doende porque quer um cachorrinho igual o que ele tinha,um lhasa de nome Pitucha,fiquei viuva a pouco tempo e tenho a guarda definitiva do meu neto,mas não tenho dinheiro pra comprar um cachorrinho pra ele,se não fosse tão longe eu gostaria muito de adotar,esse bebezinho lindo que encontrei ak.

Unknown disse...

Meu nome Otilia (lia)
email: liabuffvisual@gmail.com

Um recadinho: o Adote não doa os peludos e não participa de qualquer parte do processo de adoção, limitando-se apenas a anunciar cãezinhos de protetores que nos contatam, belezinha?
Saiba qual o tamanho de cada porte do cão (pequeno, médio e grande) clicando aqui!

Ops! Ainda não achou seu AUmigo? Veja aqui dezenas de sites de adoção do Brasil!

Esclarecimento

Este blog NÃO quer influenciar pessoas a selecionar e adotar determinadas raças e discriminar outras ou SRDs (sem raça definida). Ele é direcionado para aquelas pessoas que, por um motivo ou outro, já decidiram que querem um cão de raça, e então, a optarem pela ADOÇÃO de um puro ou mestiço e não pela compra.

Saiba mais em "Sobre a gente".